Vender produtos a prazo ou negociar condições de pagamento baseadas em crédito são práticas comuns, mas exigem cuidado. Aqui, surge a gestão de crédito para evitar qualquer problema no recebimento de pagamentos de contratos.
A gestão de crédito é uma forma de trabalhar para minimizar o risco de prejuízo nas finanças de um negócio. Ainda assim, muitas empresas perdem a oportunidade de colocar essa ideia em prática e perdem dinheiro, consequentemente.
A gestão de crédito ou risco de crédito é o processo de validar, a partir de dados estratégicos, a chance de um contrato ser cumprido ou não pelo tomador.
Em outras palavras, é a gestão que avalia o risco de uma empresa não receber aquantia firmada por meio de contrato com o cliente, ou qualquer outra parte. Portanto, o que estamos falando aqui é de uma alternativa para diminuir o risco de inadimplência.
A gestão de risco de crédito, na prática, é um processo empresarial que visa minimizar esse risco a partir de análises do potencial de inadimplência dos clientes.
Para entender como funciona a gestão de crédito, é preciso saber que ele passa por uma série de práticas.
Começando com uma análise de crédito, ela se baseia em levantar dados que comprovem a situação financeira positiva do tomador de contratos da sua empresa. A seguir, as empresas seguirão uma série de ações para se resguardar em relação ao crédito, cada uma seguindo os seus objetivos.
A finalidade desse processo é colocar em prática estratégias focadas em dois fatores principais: a diminuição da inadimplência e a proteção de risco de crédito. E isso acontece por meio de ações que focam no futuro, analisando cenários e tentando prever o risco.
Assim, a empresa consegue tomar melhores decisões ao conceder crédito e condições mais favoráveis de pagamento para os clientes certos, sem correr perigo.